Caracterização da Vulnerabilidade Ambiental na Microbacia Do Córrego Azul, Ivinhema – MS

Autores

  • Carlos Henrique da Silva Milanezi Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Joelson Gonçalves Pereira Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p43

Palavras-chave:

Vulnerabilidade ambiental, Ivinhema-MS, SIG, Álgebra de mapas

Resumo

A falta de planejamento para o uso da terra é hoje um dos grandes responsáveis por agravos ambientais nos corpos hídricos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a vulnerabilidade ambiental na microbacia do Córrego Azul, em Ivinhema - MS, como subsídio de planejamento e gestão ambiental. Para tanto, foram empregadas técnicas de geoprocessamento, juntamente com processos do sensoriamento remoto e dados secundários de mapeamentos, para caracterizar os componentes geoambientais de uso do solo, declividade solo e geologia, os quais foram empregados como variáveis na avaliação da vulnerabilidade na microbacia. A integração das variáveis foi realizada com a aplicação de álgebra de mapas por meio da programação LEGAL, disponível no aplicativo SPRING 5.2.1, o que permitiu classificar e quantificar a variação da vulnerabilidade no interior da microbacia. Isso permitiu identificar os fatores geoambientais que mais influenciam a vulnerabilidade de cada classe. Como resultado, verificou-se que as áreas de alta vulnerabilidade ambiental correspondem a 12,65% da área da microbacia, enquanto a média vulnerabilidade ambiental ocupa uma área de 74,33%, enquanto que as áreas de baixa vulnerabilidade correspondem a 13,01%. Com o presente trabalho, pôde-se concluir que a área urbana, áreas úmidas e área de preservação permanente compõem as áreas de alta vulnerabilidade ambiental, apresentando uma capacidade de mudança na estabilidade da microbacia. Espera-se que este estudo possa subsidiar o poder público no desenvolvimento de uma política de planejamento e ordenamento do uso e ocupação da terra que leve em consideração a variação da fragilidade ambiental do meio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Silva Milanezi, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

Possui Bacharelado em Gestão Ambiental pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde atuou principalmente com Geotecnologias, sobretudo com sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto aplicados a estudos ambientais. Com sua segunda graduação em andamento, desta vez em Engenharia Civil pela UNIDERP, onde também concilia com uma pós-graduação (especialização) em Infraestrutura de Transportes e Rodovias.

Joelson Gonçalves Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência nas áreas de planejamento urbano e geotecnologias, com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, patrimônio ambiental urbano e planejamento.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Milanezi, C. H. da S., & Pereira, J. G. (2016). Caracterização da Vulnerabilidade Ambiental na Microbacia Do Córrego Azul, Ivinhema – MS. GEOGRAFIA (Londrina), 25(1), 43–63. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p43

Edição

Seção

Artigos