Sociabilidade e Insegurança Urbana em Pequena Cidade: a Realidade de Florestópolis (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p157Palavras-chave:
Sociabilidade, Insegurança urbana, Pequena Cidade.Resumo
A condição humana e social de vida está inserida no processo de compreensão do espaço geográfico. O ambiente urbano se converteu, rapidamente, no principal local de moradia da população brasileira e, por conseguinte, um instável e complexo campo de estudo, inclusive acerca das pequenas cidades. Neste artigo, como objetivo, focalizam-se as pequenas cidades e enfatiza-se o caso de Florestópolis, no Norte do Paraná, especialmente quanto à sociabilidade e insegurança. Apesar de uma abordagem específica, a situação apresentada é recorrente, em âmbito geral, nas cidades pequenas do mundo inteiro. De forma geral, a região Norte do Paraná é densa em pequenas localidades devido a sua formação socioespacial e as transformações econômicas que vem ocorrendo nas últimas décadas alteraram os papéis e significados dessas localidades, entre elas Florestópolis. Com isso, houve intenso declínio populacional, acompanhado de grande perda de centralidade dos núcleos urbanos. Essa perda significativa de bens e serviços, inclusive dos relativos à segurança, reflete diretamente na realidade contemporânea. Assim, há uma mudança nas relações de sociabilidade e na insegurança, fazendo com que a cidade enfrente os mesmo problemas dos centros maiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 GEOGRAFIA (Londrina)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.