Processo de identificação cultural na Amazônia: uma leitura comparada dos romances Terra caída , de José Potyguara e Dois irmãos, de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29139Palavras-chave:
Identidade, Heterogeneidade, AmazôniaResumo
A forma de ocupação da Amazônia, responsável por seu caráter híbrido e heterogêneo, foi o que nos levou a discutir neste trabalho os processos de identificação cultural nas Amazônias, através de textos de natureza literária. Para isso tomamos como objeto de análise duas narrativas, Terra caída, de José Potyguara e Dois irmãos, de Milton Hatoum por acreditarmos que esses textos apresentam discursos relevantes para o debate e reflexão sobre os processos de identificação cultural desta região. A produção deste trabalho contou com o auxílio de teóricos como, Bhabha (1998), Hall (2014), e Kindler (1997).
Downloads
Referências
BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-coloniais. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3 ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 258-280.
CASTRO, José Maria Ferreira de. A selva. São Paulo: Verbo Ltda, 1972.
CUNHA, Euclides da. À margem da história. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HATOUM, Milton. Amazonas capital Manaus. In: NUNES, Benedito; HATOUM, Milton. Crônica de duas cidades – Belém e Manaus. Belém: Secult, 2006. p. 49-57.
KINDLER, Anna M. Multiculturalismo e formação da identidade cultural. In: FIGUEIREDO, Eurídice; SANTOS, Eloína Prati dos. Recortes transculturais. Niterói: EDUFF: ABECAN, 1997.
POTYGUARA, José. Terra caída. São Paulo: Globo, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
WEINSTEIN, Bárbara. A borracha na Amazônia: Expansão e decadência. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: HUCITEC, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.