A travessia de identidades As mulheres de meu pai
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25771Palavras-chave:
Viagem, Identidade, Construção, AgualusaResumo
A viagem pode revelar-se como elemento substanciador para que os sujeitos possam (re)construir sua identidade. Tal processo decorreria da relação desenvolvida pelo “eu” com o “outro” que circunscreve o lugar visitado. Nessa perspectiva, a leitura aqui pretendida da obra As mulheres de meu pai (2007), do escritor Agualusa, intenta analisar de que maneira a travessia realizada pelas personagens no texto possibilita a constituição dos sujeitos envolvidos nessa jornada pelo espaço africano. Percorre-se, dessa maneira, os caminhos emblemáticos das identidades moventes, presentes no texto, construídas simbolicamente na busca do “outro”, pela procura de si.
Downloads
Referências
AGUALUSA, José Eduardo. As mulheres de meu pai. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.
AGUALUSA, José Eduardo. Um estranho em Goa<. 2. ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antônio. A personagem de ficção. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução: Enilce Albergaria Rocha, Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005 (Coleção Cultura).
FANON, Frantz. Peles negras máscaras brancas. Tradução: Adriano Caldas. Rio de Janeiro: Fator, 1983.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&, 1997.
IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. In: IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
OLIC, Nelson Basic & CANEPA, Beatriz. África: Terra, sociedade e conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
PALANQUE, Luis. Angola, um país fabuloso. Luanda: LPE Internacional, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In. SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
VARGAS LLOSA, Mario. A verdade das mentiras. Tradução: Cordelia Magalhães. São Paulo: Arx, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.