O campo literário afro-brasileiro e a recepção de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25618Palavras-chave:
Literatura afro-brasileira, Experiência, Carolina Maria de Jesus, Valor estéticoResumo
O artigo está dividido em duas partes; na primeira discute-se a construção de um campo literário afro-brasileiro do ponto de vista epistemológico, considerando a queda do sujeito moderno unificado e o consequente abalo de seus quadros de referência de um lado, e de outro, a concepção contemporânea do “retorno do autor” e os índices de auto-referencialidade cada vez mais presentes nas obras de ficção. Na segunda, observa-se tais problemáticas na obra da escritora Carolina Maria de Jesus, cuja recepção, no contexto de estreia, foi marcada por pressupostos de raça, gênero e classe.
Downloads
Referências
COSTA, Sérgio. Muito além da diferença: (im)possibilidades de uma teoria social pós-colonial. Disponível em: http://www.npms.ufsc.br/programas/poscolonialismo%20Costa.pdf. Acesso em : 15 nov. 2011.
DANTAS, Audálio. Nossa irmã Carolina. In: JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1960.
FONSECA, Maria Nazaré Soares. Literatura negra, literatura afro-brasileira: como responder à polêmica?. In: SOUZA, Florentina & LIMA, Maria Nazaré (Orgs.). Literatura afro-brasileira. Bahia: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
HALL, Stuart. New Ethnicities. In: Houston Baker et alii: Black British Cultural Studies: A Reader. Londres e Chicago, University of Chicago Press, 1996.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
JESUS, Carolina Maria. Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.
JESUS, Carolina Maria. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
MENUCCI, Sud. A carta abolicionista de Luiz Gama a Lúcio de Mendonça. In: MENUCCI, Sud. O precursor do abolicionismo no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1938.
MOTT, Maria Lúcia de Barros. Escritoras Negras resgatando a nossa história. Papéis Avulsos 13. Rio de Janeiro: CIEC – Centro Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos/UFRJ, 1989.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo.2000. Tese( Doutorado em Literatura) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.