O anjo vingador e a mulher fatal: duas representações de violência e vingança em Ciranda de pedra
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2010v6.e25515Palabras clave:
Ciranda de Pedra, Violência, Mulher Fatal, Anjo VingadorResumen
O objetivo deste trabalho é analisar as figurações do anjo vingador e da mulher fatal personificadas em Virgínia, personagem principal do romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. Aparentemente antagônicas, as personificações destas duas entidades se complementam no processo de violência e vingança que a personagem empreende contra os membros do círculo social ao qual deseja pertencer, porém é rejeitada.
Descargas
Citas
COMMELIN, P. Mitologia grega e romana. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. Tradução: Martha Conceição Gambini. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1990.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução: Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
TELLES, Lygia Fagundes Telles. Ciranda de pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.