O envelhecimento corporal e os invólucros dos discursos sociais nas crônicas de Rachel de Queiroz e Rubem Alves
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2020v26.e40180Palabras clave:
Literatura, Velhice, Narrativa, Discurso, Psicanálise.Resumen
Na sociedade ocidental contemporânea vive-se a ditadura do corpo jovem e forte considerado hegemonicamente como o modelo de beleza, enquanto os corpos envelhecidos, muitas vezes, são marginalizados. Através da perspectiva da pesquisa de textos autobiográficos, buscamos nas crônicas de Rachel de Queiroz e Rubem Alves dizeres sobre suas próprias experiências com o envelhecimento corporal, além de narrativas de resistência frente aos discursos que retiram a beleza da velhice. Compreendemos que a produção literária desses autores nos fornece elementos para o questionamento do discurso hegemônico e para a construção de um discurso de resistência sobre a velhice.
Descargas
Citas
ALVES, R. A Revelação. In: ALVES, R. As cores do crepúsculo: a estética do envelhecer. Campinas – SP: Papirus, 2001, pp. 17-20.
______. Fiquei velho. In: ALVES, R. As cores do crepúsculo: a estética do envelhecer. Campinas – SP: Papirus, 2001, pp. 77-82.
______. O crepúsculo. In: ALVES, R. As cores do crepúsculo: a estética do envelhecer. Campinas – SP: Papirus, 2001, pp. 21-34.
______. A gente é velho. In: ALVES, R. Desfiz 75 anos. Campinas – SP: Papirus, 2009a, pp. 47-50.
______. A pior idade. In: ALVES, R. Desfiz 75 anos. Campinas – SP: Papirus, 2009, pp. 53-55.
BLESSMANN, E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004.
DIJK, T. A van. Estruturas do discurso e estruturas do poder. In: DIJK, T. A van., HOFFNAGEL, J.; FALCONE, K. (org.). Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008, p. 38-85.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 316 p.
FRAZÃO, D. Biografia de Rachel de Queiroz. Disponível em: https://www.ebiografia.com/rachel_queiroz/. Acesso em: 13 de fevereiro de 2018.
FREUD, S. O Mal-estar na Civilização. In: FREUD, S. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996 (obra original publicada em 1930), pp. 67-151.
______. À guisa de introdução ao narcisismo. In: FREUD, S. Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Obras psicológicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2004 (obra original publicada em 1914), pp. 95-131.
GOLDENBERG, M. Afinal, o que quer a mulher brasileira? Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, pp. 47-64, 2011.
JUNIOR, A. M.; FREITAS, S. A. Envelhecimento e consumo: as representações da velhice feminina no discurso midiático. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, v. 17, n. 1, p. 275-291, 2012.
LAZZARINI, E. R.; Viana, T. C. O corpo em Psicanálise. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 241-250, 2006.
LIMA, P. M. R. Tempus fugit... carpe diem: poiesis, velhice e psicanálise. 2013. Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. 2013.
LIMA, S. C.; LIMA, P. M. R.; COROA, M. L. M. S. Identidade de velhos: modos de identificação e discursos de resistência na velhice. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 903-926, 2016.
MAIA, G. F. Corpo e velhice na contemporaneidade. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 8, n. 3, p. 704-711, 2008.
QUEIROZ, R. De armas na mão pela liberdade. In: QUEIROZ, R. Falso mar, falso mundo. São Paulo: Arx, 2002, p. 115-117.
________. Não aconselho envelhecer. In: Falso mar, falso mundo. São Paulo: Arx, 2002, p. 56-58.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.