Seminário dos ratos: uma metáfora dos eventos científicos de comunicação

Autores/as

  • João Anzanello Carrascoza Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2020v26.e38961

Palabras clave:

Literatura, Comunicação, Eventos acadêmicos, Ciência.

Resumen

Os eventos científicos são espaços temporários criados para apresentação de pesquisas, discussão de temas clássicos e insurgentes no campo e compartilhamento de novas teorias e novos métodos. Contudo, poucos são os estudos voltados para aferir a sua qualidade e o avanço do conhecimento apurado em sua realização. Neste artigo, abordamos, a partir do conto “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles, aspectos contraditórios desses fóruns acadêmicos na contemporaneidade, apoiados no método de observação participante, em elementos da crítica literária, teoria do campo (Bourdieu) e pesquisas sobre a produção acadêmica.

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Biografía del autor/a

João Anzanello Carrascoza, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Docente em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

Carrascoza, J. A. (2020). Seminário dos ratos: uma metáfora dos eventos científicos de comunicação. Estação Literária, 26, 192–203. https://doi.org/10.5433/el.2020v26.e38961

Número

Sección

Artigos da Seção Livre