As canções-manifesto de Adriana Calcanhotto: diálogos interartísticos

Autores/as

  • Rafael Barbosa Julião Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38205

Palabras clave:

Canção popular, Bossa nova, Adriana Calcanhotto.

Resumen

O trabalho artístico de Adriana Calcanhotto dialoga profundamente com os processos de modernização da canção popular empreendidos pela bossa nova e, especialmente, pelo tropicalismo. No entanto, sua particular sensibilidade visual e a abrangência de seu projeto estético permitem pensar uma relação mais ampla de suas canções com a arte moderna e com as vanguardas históricas, o que se evidencia em seus shows, seus clips, suas performances e, sobretudo, em suas composições-manifesto. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar algumas de suas canções, tendo em vista iluminar essa relação interartística de sua obra com os preceitos estéticos da modernidade.

Biografía del autor/a

Rafael Barbosa Julião, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

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Publicado

2020-05-20

Cómo citar

Julião, R. B. (2020). As canções-manifesto de Adriana Calcanhotto: diálogos interartísticos. Estação Literária, 24, 20–37. https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38205

Número

Sección

Artigos do Dossiê Temático