A identidade homoerótica na modernidade líquida: os monstros marinhos de Caio Fernando Abreu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27058

Palabras clave:

homoerotismo, modernidade, monstro, Caio Fernando Abreu

Resumen

Este artigo objetiva promover uma leitura da abordagem da identidade homoerótica brasileira pelo escritor gaúcho Caio Fernando Abreu através do conceito do monstruoso. Para este fim, toma-se como corpus os contos “Mergulho I” (1977) e “Terça-feira gorda” (1982). Como a análise demonstra, Caio Fernando Abreu subverte o discurso marginal imposto aos homossexuais, e a sua própria escrita dentro do cânone, com a ajuda de símbolos relacionados a fluídos, tais como a água, o suor, o mar, e bebidas, criando, neste processo, personagens marcados pela fluidez de identidades dentro do <i>zeitgeist</i> da modernidade liquida.

 

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Biografía del autor/a

Alexander Meireles da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestrado em Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Silva, A. M. da. (2014). A identidade homoerótica na modernidade líquida: os monstros marinhos de Caio Fernando Abreu. Estação Literária, 13, 147–160. https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27058

Número

Sección

Artigos do Dossiê Temático