Uma leitura sociológica do conto Mestre’ Tamoda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25660

Palabras clave:

Literatura africana, Cultura, Colonização

Resumen

O presente trabalho faz uma leitura do conto “‘Mestre’ Tamoda” de Uanhenga Xitu, no qual as ações ocorrem em uma pequena aldeia africana. Por meio destas ações, buscamos mostrar algumas marcas da enunciação textual, a qual revela a interferência de aspectos socioculturais do espaço a que se refere. Apontamos alguns aspectos linguísticos, a fim de mostrar que o texto assinala a sobreposição de uma cultura dominante em relação a uma cultura dominada. Para tanto, o referencial teórico oferecido por Mikhail Bakhtin se presta adequadamente como nossa terminologia básica.

Biografía del autor/a

Valda Suely da Silva Verri, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.

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Publicado

2011-02-22

Cómo citar

Verri, V. S. da S. (2011). Uma leitura sociológica do conto Mestre’ Tamoda. Estação Literária, 8(1Supl.), 34–41. https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25660

Número

Sección

Artigos do Dossiê Temático