Nhô Guimarães nas veredas da memória: recordações de uma narradora sertaneja
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25621Palabras clave:
Memória, Sertão, Lugar da memóriaResumen
O romance Nhô Guimarães, de Aleilton Fonseca, é uma homenagem a Guimarães Rosa, conforme indicação na capa do livro. A narrativa é construída a partir das lembranças e recordações de uma narradora sertaneja octogenária que, por meio da linguagem oral, presentifica o passado. A partir de reflexões sobre o papel da memória, busca-se fazer uma análise do sertão como “lugar da memória”, termo criado por Pierre Nora, e das lembranças de velhos como perpetuadoras da história, estabelecendo um diálogo com a obra Memória e sociedade, de Ecléa Bosi.Descargas
Citas
BARBOSA, João Alexandre. Uma psicologia do oprimido. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CASTELLO BRANCO, Lucia. A traição de Penélope. São Paulo: Annablume, 1994.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Os trabalhos da memória. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FONSECA, Aleilton. Nhô Guimarães. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1997.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução: Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.