Eça de Queirós em Os inglezes do Egipto: na mira do orientalismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v1.e25068Palabras clave:
Os Inglezes no Egipto, Orientalismo, Hierarquização, OutremizaçãoResumen
A proposta deste estudo apresenta-se numa leitura crítica do texto não-ficcional Os Inglezes no Egipto, do português Eça de Queirós, sob a perspectiva do orientalismo, corpo de conhecimentos acerca das relações entre centro e periferia, que objetiva compreender a realidade e condições em que certos setores da humanidade se encontravam e se encontram excluídos pelos detentores da hegemonia colonial, bem como desvendar a visão crítica-reflexiva do jornalista, enquanto português situado numa condição semiperiférica.Descargas
Citas
BONNICI, Thomas. Conceitos-chave da Teoria Pós-Colonial. Maringá: Eduem, 2005.
BONNICI, Thomas. O Pós-Colonialismo e a Literatura. Maringá: Eduem, 2000.
BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Ozana (orgs). Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2005.
MARINHO, M. de F. A intromissão da história na ficção de Eça de Queirós. In: BERRINI, Beatriz (org.). Eça e Machado. São Paulo, Editora PUC-SP, 2005.
MINÉ, Elza; CAVALCANTE, Neuma. Textos de imprensa IV. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002. (Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós).
PEREIRA, Lúcia Miguel; REYS, Câmara (org.). Livro do Centenário de Eça de Queirós. Lisboa; Rio de Janeiro: Edições Dois Mundos, 1945.
SAID, Edward W. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.