Prison songs: tradução comentada de um canto de trabalho das chain gangs a partir do conceito de "relativismo consequente"
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44937Palavras-chave:
Cantos de trabalho, Chain gangs, Tradução, Relativismo consequente.Resumo
A tradução que aqui apresento de “Black Woman” – canto de trabalho das chain gangs – visa discutir os conceitos relativistas e universalistas da linguagem enquanto aspectos relevantes para a tradução literária. Para tanto, parto do estudo empreendido por Barbara Cassin em Éloge de la traduction: compliquer l’universel, de 2016, no qual a autora apresenta o conceito de “relativismo consequente”, propondo “complicar” aquilo que se entende por “universal” na linguagem. Particularmente por estar tratando aqui da tradução de literatura oral, mais especificamente de uma literatura oral abarcada por uma forma híbrida que é a canção, não posso deixar de circundar o assunto por uma rápida discussão acerca do conceito de performance e suas implicações na prática tradutória.
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