Bob Dylan: o mestre das máscaras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44910

Palavras-chave:

Bob Dylan, Dramatis Personae, Literatura Performativa, Modern Times, Never Ending Tour.

Resumo

Desde os primórdios da sua carreira, Bob Dylan investiu criativamente na recriação permanente e cíclica da sua persona pública, encarando-a como uma construção artística, uma ficção criativa, interligada com os seus poemas e as suas canções. Assim, as suas multímodas autorrepresentações devem ser analisadas em paralelo com os seus trabalhos musicais e literários, pois, a cada nova fase artística, o cantautor fez corresponder uma identidade dele próprio, enquanto autor e figura pública, antitética em relação à anterior. Esta sua heteronímia performativa e especular levanta várias questões de trânsito e fronteiras entre obra e autor que pretendo explorar. Entre elas: a literatura enquanto performance, a identidade como construção fluida e poética em permanente devir, a pós-modernidade, etc.

Biografia do Autor

Luís Carlos S. Branco, Universidade de Aveiro, Portugal.

Doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro. Professor da Universidade de Aveiro (Portugal).

 

Referências

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2005. [1989]

BONNICI, Thomas. “A teoria do pós-modernismo e a sociedade”. Mimesis, v. 20, n.º 2. 1999, pp. 25-37.

BOWDEN, Betsy. Performed literature: words and music by Bob Dylan. Bloomington: Indiana University Press. 1982.

DETTEMAR, Kevin J. H. (ed.). The Cambridge companion to Bob Dylan. Cambridge: Cambridge University Press. 2009.

DUQUE, Eduardo Jorge. “A identidade na pós-modernidade: um conceito histórico-hipotético”. Cadernos do Noroeste, n.º 21. 2003, pp. 39-52.

DYLAN, Bob. Crónicas: volume 1. Tradução de Bárbara Pinto Coelho. Lisboa: Ulisseia. 2005.

DYLAN, Bob. Canções, volume 1: (1962-1973). Tradução de Angelina Barbosa e Pedro Serrano. Lisboa: Relógio D´Água. 2006.

DYLAN, Bob. Canções, volume 2: (1974-2001). Tradução de Angelina Barbosa e Pedro Serrano. Lisboa: Relógio D´Água. 2008.

FILENE, Benjamin. Romancing the folk: public memory & american roots music. Chapel Hill: University of North Carolina Press. 2000.

HERDMAN, John. Voice without restraint: a study of Bob Dylan´s lyrics and their background. NewYork: Delilah Books. 1982.

KOLLEGE, Rene. The times they are a-changin´: The evolution of rock music and youth cultures. New York: Peter Lang. 1999.

LEAL, Juliana Helena Gomes. “Literatura e Performance”. Em Tese, V. 18, N. 2, Belo Horizonte. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.58-69. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3808

MARCUS, Greil. Invisible republic: Bob Dylan´s Basement Tapes. London: Picador. 1997.

MARCUS, Greil. Once upon a time: Bob Dylan´s Like a Rolling Stone. New York: Public Affair. 2005.

MARCUS, Greil. Bob Dylan`s writings: 1968-2010. New York: Public Affairs. 2010.

MELLERS, Wilfred. A darker shade of pale: a backdrop to Bob Dylan. New York: Oxford University Press. 1984.
PIELKE, Robert G. You say you want a revolution: rock music in american culture. Chicago: Nelson- Hall. 1986.

RICKS, Christopher. Dylan`s visions of sin. New York: Ecco. 2004.

SCOBIE, Stephen. Alias Bob Dylan revisited. Calgary: Red Deer Press. 2003.

SMITH, Larry David. Bob Dylan, Bruce Springsteen and american song. Westport: Praeger Publishers. 2002.

TRAGER, Oliver. Keys to the rain: the definitive Bob Dylan encyclopedia. New York: Billboard Books. 2004.

VILA-MATAS, Henrique. Ar de Dylan. Lisboa: Teodolito. 2004.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suelly Fenerich. São Paulo: Ubu, 2018. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4271859/mod_resource/content/1/ZUMTHOR.pdf


Referências fílmicas

HAYNES, Tod. I´m not there. Prod. Endgame Entertainment; Killer Films; John Wells Productions. 2007.

PENNBAKER, P.A. Don´t look back. Prod. Albert Grossman; John Court. 1967.

SCORSESE, Martin. No direction home. Prod. Susan Lacy; Jeff Rosen; Martin Scorsese. 2005.

SCORSESE, Martin. Rolling thunder review: a Bob Dylan story by Martin Scorsese. Netflix (dist.), Grey Water Park Productions/Sikelia Productions (prod.). 2019.


Referências discográficas

DYLAN, Bob. Bob Dylan (LP). Columbia Records. 1962.

DYLAN, Bob. The freewheelin` Bob Dylan (LP). Columbia Records. 1963.

DYLAN, Bob. The times they are a-changin`(LP). Columbia Records. 1964.

DYLAN, Bob. bringing all back home (LP). Columbia Records. 1965.

DYLAN, Bob. Highway 61 revisited (LP). Columbia Records. 1965 a.

DYLAN, Bob. John Wesley Harding (LP). Columbia Records. 1967.
DYLAN, Bob. Nashville skyline (LP). Columbia Records. 1969.

DYLAN, Bob. The basement tapes (LP). Columbia Records. 1975.

DYLAN, Bob. Slow train coming (LP). Columbia Records. 1979.

DYLAN, Bob. Saved (LP). Columbia Records. 1980.

DYLAN, Bob. Time out of mind (LP). Columbia Records. 1997.

DYLAN, Bob. Modern times (LP). Columbia records. 2006.

DYLAN, Bob. Fallen angels (LP). Columbia Records. 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Branco, L. C. S. (2022). Bob Dylan: o mestre das máscaras. Estação Literária, 28, 62–80. https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44910

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático