Representações da sociedade brasileira em <i>A noiva do condutor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44883

Palavras-chave:

Noel Rosa, Arnold Glückmann, A noiva do condutor

Resumo

Este artigo analisa as letras do compositor carioca Noel Rosa (1910-1937), feitas para a opereta A noiva do condutor, de Arnold Glückmann (1894-1951). Ao pôr em cena a relação entre a elite financeira e uma família de classe média da sociedade brasileira da década de 1930, as canções desta opereta efetuam uma forte crítica à hipocrisia dos relacionamentos amorosos pautados pelo interesse econômico. O aporte teórico às reflexões aqui empregadas baseia-se sobretudo na biografia de Noel (João Máximo; Carlos Didier, 1990), nas categorias “ordem/desordem” (Antonio Candido, 2015), “nebulosa” (Roberto Reis, 1987) e “ralé” (Jessé Souza, 2017) — as duas primeiras pertencentes às discussões sobre literatura; a última à esfera da sociologia.

Biografia do Autor

Marcos Hidemi de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco.

Professor Doutor de Letras, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, Paraná, Brasil.

Referências

ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. São Paulo: Francisco Alves, 1963.

CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2015. p. 17-46.

JUBRAN, Omar (Org.). Noel pela primeira vez: discografia completa. [s.l.]: Funarte/Velas, 2000. Caixa com 14 CD e um livreto.

LEITÃO, Luiz Ricardo. Noel Rosa: poeta da Vila, cronista do Brasil. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MÁXIMO, João; DIDIER, Carlos. Noel Rosa, uma biografia. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Linha Gráfica Editora, 1990.

REIS, Roberto. A permanência do círculo: hierarquia no romance brasileiro. Niterói: Eduff; [Brasília]: INL, 1987.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular: teatro e cinema. Petrópolis: Vozes, 1972.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. 7. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.

VENEZIANO, Neyde. De pernas pro ar: o teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Hidemi de Lima, M. (2022). Representações da sociedade brasileira em <i>A noiva do condutor. Estação Literária, 28, 23–44. https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44883

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático