Relações intertextuais: o corpo em Carta ao pai e Por que sou gorda, mamãe?
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2020v26.e40348Palavras-chave:
Intertextualidade, Corpo, Franz Kafka, Cíntia Moscovich.Resumo
Podemos depreender diversas relações intertextuais em Carta ao Pai, de Franz Kafka, e Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich. Para o presente estudo, centramos nossa análise na tessitura do corpo. Interessa-nos refletir acerca do corpo incerto e franzino do filho que prorrompe em estranhamento e desconforto diante da robustez tirânica do pai; e o corpo obeso da filha que esgarça as expectativas familiares. Assim, a partir da intercorporeidade, alguns rastros nos indicam as conformações existenciais que convergem nas duas narrativas.
Downloads
Referências
BERNARD, Michel. O corpo. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
CARONE, Modesto. “Uma Carta Notável”. In: Carta ao Pai. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
CARONE, Modesto. Lição de Kafka. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Cíntia Vieira da Silva; revisão da tradução de Luiz B. L. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
KAFKA, Franz. Carta ao pai. Tradução, organização, prefácio, glossário e notas de Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2006.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução Sonia de Fuhrmann. 6 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.
LILENBAUM, Patrícia Chiganer. “Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich: a pergunta que não quer calar”. Matraga. Rio de Janeiro. V. 14. N. 21. Jul./Dez. 2007. p. 189-192.
LÖWY, Michael. Franz Kafka, sonhador insubmisso. Tradução de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.
MOSCOVICH, Cíntia. Por que sou gorda, mamãe? Rio de Janeiro: Record, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.