Uma Índia para ocidentais? A poetologia diaspórica de Salman Rushdie e Deepa Metha em Midnight’s Children

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38227

Palavras-chave:

Adaptação, Midnight’s Children, Público ocidental.

Resumo

Este trabalho examina o filme Midnight’s Children, de Deepa Mehta, partindo das teorias dos estudos de adaptação descritiva de Patrick Cattrysse (2014) e da noção de poetologia de André Lefevere (2007). Procuramos entender, por meio da abordagem do primeiro teórico, como a análise de filmes deve levar em consideração o contexto alvo da adaptação de uma obra; baseamo-nos no segundo teórico para examinar a poetologia dos idealizadores; por fim, examinamos como o conceito de orientalismo na arte pode também ser produzido por não ocidentais, e as implicações desse fenômeno para a literatura e o cinema.

Biografia do Autor

Manfred Rommel Mourão, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Roseli Barros Cunha, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora de Espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2020-05-20

Como Citar

Mourão, M. R., & Cunha, R. B. (2020). Uma Índia para ocidentais? A poetologia diaspórica de Salman Rushdie e Deepa Metha em Midnight’s Children. Estação Literária, 24, 48–64. https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38227

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático