Entre a dança e a tragédia: análise das performances Édipo e Circuito Iago como traduções intersemióticas das tragédias "Édipo Rei" e "Otelo"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2020v25.e38211

Palavras-chave:

Tradução intersemiótica, Recriação, Tragédia, Dança contemporânea.

Resumo

Neste artigo, os processos de criação das performances de dança Édipo e Circuito Iago são analisados como traduções intersemióticas das tragédias Édipo Rei, de Sófocles, e Otelo, de William Shakespeare, respectivamente. Tais traduções serão investigadas como recriações (CAMPOS, 2006). Para contribuir com essa abordagem, também são exploradas as noções de intermidialidade, de Clüver (2006) e de tradução como manipulação, de Aslanov (2015).

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Biografia do Autor

Fernando Borges Barcellos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Leonardo Francisco Soares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorado em Letras-Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

Barcellos, F. B., & Soares, L. F. (2020). Entre a dança e a tragédia: análise das performances Édipo e Circuito Iago como traduções intersemióticas das tragédias "Édipo Rei" e "Otelo". Estação Literária, 25, 26–43. https://doi.org/10.5433/el.2020v25.e38211

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático