As canções-manifesto de Adriana Calcanhotto: diálogos interartísticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38205Palavras-chave:
Canção popular, Bossa nova, Adriana Calcanhotto.Resumo
O trabalho artístico de Adriana Calcanhotto dialoga profundamente com os processos de modernização da canção popular empreendidos pela bossa nova e, especialmente, pelo tropicalismo. No entanto, sua particular sensibilidade visual e a abrangência de seu projeto estético permitem pensar uma relação mais ampla de suas canções com a arte moderna e com as vanguardas históricas, o que se evidencia em seus shows, seus clips, suas performances e, sobretudo, em suas composições-manifesto. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar algumas de suas canções, tendo em vista iluminar essa relação interartística de sua obra com os preceitos estéticos da modernidade.Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. Obras Completas VI: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às utopias. Rio de Janeirro: Civilização Brasileira, 1970.
CALCANHOTTO, Adriana. Pra que serve uma canção como esta? Organização e prefácio: Eucanaã Ferraz. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016).
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
FREYRE, GILBERTO. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia de Letras, 1995.
JULIÃO, Rafael. Infinitivamente pessoal – Caetano Veloso e sua verdade tropical. Rio de Janeiro: Editora Batel, 2017.
NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul – modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
SUSEKIND, Pedro. Escritos de artistas: anos 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê, 2004.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia & Modernismo brasileiro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
WISNICK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.