Diálogo literário: uma perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2019v23.e34853Palavras-chave:
Paulo Freire, Diálogo, Educação, Literatura.Resumo
O presente artigo investiga a aproximação entre o professor e o aluno, em uma relação dialógica, seguindo os preceitos de Freire (1996). Em função da interação entre os sujeitos, realiza-se um diálogo entre pensadores da educação e da literatura. Nesse sentido, a educação literária é investigada sob os ensinamentos de Nussbaum (2015), Colomer (2007) e Ordine (2016), evidenciando um diálogo entre os autores. Dessa maneira, a educação libertadora é positiva para que o aluno exponha o conhecimento prévio e assuma uma posição determinante de sujeito participativo. Com isso, o diálogo colabora efetivamente na formação, despertando o prazer pela leitura do texto literário.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R.. Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
FREIRE, P. R. N. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Revista de Cultura da Universidade do Recife. Recife, nº 4, abr/jun, 1963.
FREIRE, P. R. N. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 3ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. R. N. Ação cultural para a liberdade. 6ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. R. N. Pedagogia do oprimido. 17ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. R. N. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. R. N. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
NUSSBAUM, M. C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
ORDINE, N. A utilidade do inútil: um manifesto. Trad. Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
WEFFORT, F. C. Educação e política. FREIRE, P. R. N. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.