Diálogo literário: uma perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2019v23.e34853

Palavras-chave:

Paulo Freire, Diálogo, Educação, Literatura.

Resumo

O presente artigo investiga a aproximação entre o professor e o aluno, em uma relação dialógica, seguindo os preceitos de Freire (1996). Em função da interação entre os sujeitos, realiza-se um diálogo entre pensadores da educação e da literatura. Nesse sentido, a educação literária é investigada sob os ensinamentos de Nussbaum (2015), Colomer (2007) e Ordine (2016), evidenciando um diálogo entre os autores. Dessa maneira, a educação libertadora é positiva para que o aluno exponha o conhecimento prévio e assuma uma posição determinante de sujeito participativo. Com isso, o diálogo colabora efetivamente na formação, despertando o prazer pela leitura do texto literário.

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Biografia do Autor

Caroline de Morais, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS.

Doutoranda em Letras pela Universidade de Caxias do Sul -RS. 

Referências

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Publicado

2019-09-13

Como Citar

Morais, C. de. (2019). Diálogo literário: uma perspectiva freireana. Estação Literária, 23, 77–92. https://doi.org/10.5433/el.2019v23.e34853

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático