Brecht e os Estados Unidos: levantamento e análise das referências feitas ao teatro norte-americano no <i>Diário de Trabalho Volume II</i>
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33234Palavras-chave:
Brecht, Gorelik, Odets, Teatro norte-americano.Resumo
A leitura do Diário de Trabalho, de Bertolt Brecht, pode nos esclarecer diversos momentos do pensamento do dramaturgo alemão. Neste artigo, nos detemos mais especificamente ao período em que Brecht esteve exilado nos Estados Unidos (1941-1947). O trabalho busca compreender um pouco mais do contexto vivido por Brecht, bem como as relações de trabalho por ele estabelecidas, além de suas opiniões e discordâncias, principalmente em relação aos pensamentos do encenador Max Gorelik e do dramaturgo Clifford Odets.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor.In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. I
BLAKE, Ben. The awakening of the American Theatre. New York: Tomorrow Publishers, 1935.
BRECHT, Bertold. Poemas: 1913-1956. Trad. Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. v.1 1938-1941
BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho. Volume II. 1941-1947. Trad. Reinaldo Guarany e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
BRECHT, Bertold. Poemas do exílio. Trad. Tércio Redondo. Jornal Traulito, n.2. jul./ago. 2010.
COSTA, Iná Camargo. Palestra sobre o ensaio “O autor como produtor”. SOARES, M.; CEVASCO, M. E. Crítica Cultural Materialista. São Paulo: Humanitas, 2008.
DICKINSON, Thomas. Herbert. The insurgent Theatre. New York: Huebsch, 1917.
FRICK, John. A changing theatre: New York and beyond. In:WILMETH. D. B.; BIGSBY, C. The Cambridge history of American Theatre: 1870 – 1945. New York: Cambridge, 1999. v. 2
LONDRÉ, Felicia Hardison; WATERMEIER, Daniel. J. The History of North American Theater: The United States, Canada and Mexico: From pre-columbian times to the present. New York: The Continuum International Publishing Group Inc., 1998.
LYON, James. Bertold Brecht in America. New Jersey: Princeton University Press, 1980.
REYNOLDS, R. Clay. Stage Left: The Development of the American Social Drama in the Thirties. Troy, NY: Whitston Publishing Company, 1986.
SARLÓS, Robert Karoly. Jig Cook and the Provincetown Players: Theatre in Ferment. Amherst, MA, University of Massachusetts Press, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.