Leitura literária: configurações atuais, limitações e possibilidades

Autores

  • Nelcy Teresinha da Rosa Kegler Universidade Estadual de Londrina -UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30735

Palavras-chave:

Leitura, Leitura literária, Práticas e ações de leitura, Cidadania

Resumo

O artigo apresenta elementos relacionados à questão da leitura literária e à participação das instituições educacionais no processo de formação de leitores. Traça, também, um panorama da leitura frente ao resultado da última pesquisa do Pisa, de 2016, e apresenta programas e ações nacionais de promoção da leitura, bem como as novas mídias e o texto literário. Destaca o papel das organizações culturais, como as bibliotecas, na promoção da leitura, e o acesso das comunidades aos recursos informacionais. Por fim, expõe os desafios da leitura literária em relação à formação de leitores críticos providos de valores de cidadania no contexto dos desafios e exigências da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Nelcy Teresinha da Rosa Kegler, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Londrina UEL

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Kegler, N. T. da R. (2017). Leitura literária: configurações atuais, limitações e possibilidades. Estação Literária, 19, 190–208. https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30735

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre