Machado de Assis: dico, che quando l’anima mal nata
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27076Palavras-chave:
Apropriação, Sagrado, Profano, Machado de AssisResumo
Neste trabalho, estudaremos a apropriação machadiana de Dante em <i>Esaú e Jacó</i>, penúltimo romance de Machado de Assis. Explicitaremos que A Divina Comédia, apropriada pelo escritor brasileiro em seu romance, é submetida a um processo de atualização para um contexto muito distinto do original, ou seja, o Brasil oitocentista, periferia de um mundo moderno e secularizado.
Downloads
Referências
ARAÚJO, D. Hugo Bressane de. O aspecto religioso da obra de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Cruz da Boa Imprensa, 1939.
ASSIS, J. M. Machado. Esaú e Jacó. In: ASSIS, J. M. Machado. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997. p. 945-1093.
ASSIS, J. M. Machado. Memorial de Aires. In: ASSIS, J. M. Machado. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997. p. 1095-1200.
ASSIS, J. M. Machado. Galeria póstuma. In: ASSIS, J. M. Machado. Obra Completa. v.2. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997. p. 395-401.
CALDWELL, Helen. Machado de Assis: the brazilian master and his novels. Berkeley: University of California Press, 1970.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
CARPEAUX, Otto Maria (introd). Lendo e Relendo Dante. In: ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia: Inferno, Purgatório e Paraíso, pp. 7-13.
SCHWARZ, Roberto. Machado de Assis: um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990.
XENOFONTE. Anabasis. trad. J. S. Watson. London: George Bell and Sons, 1880.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.