O erotismo na obra elogio da madrasta de Mário Vargas Llosa

Autores

  • Miriam dos Santos Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
  • Joelma Pereira de Faria Universidade do Vale do Sapucaí https://orcid.org/0000-0001-6715-8425
  • Ludmila Maria Lino Costa Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27056

Palavras-chave:

erotismo, sedução, dialogismo, paráfrase

Resumo

A partir de estudos sobre o erotismo (Bataille, Baudrillard e Maingueneau) e sobre o dialogismo explorado por Bakhtin, propusemo-nos a analisar o mecanismo dialógico parafrástico em que se detêm Fucs e Affonso Romano de Sant’Anna. Nosso objeto de pesquisa foi a obra <i>Elogio da madrasta</i> de Mário Vargas Llosa. Nessa obra verbal e visual conversam insistentemente, dado o fato de que cada dois capítulos são precedidos por uma pintura clássica que acaba sendo paráfrase resumidora e antecipadora do verbal desenrolado a seguir. A reiteração do mesmo – linguagens diferentes, mas com o mesmo sentido - é o eixo em que se desenvolve a obra.

 

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Biografia do Autor

Miriam dos Santos, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC

Joelma Pereira de Faria, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ludmila Maria Lino Costa, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí

Referências

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Santos, M. dos, Faria, J. P. de, & Costa, L. M. L. (2014). O erotismo na obra elogio da madrasta de Mário Vargas Llosa. Estação Literária, 13, 133–146. https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27056

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático