Outros corpos, outros discursos: A figura do Bufão como ferramenta de leitura para a poesia marginal
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2013v12.e26219Palavras-chave:
Poesia marginal, Bufão, CríticaResumo
A poesia marginal brasileira foi comumente lida a partir de um quadro teórico e estético, cujos conceitos e valores são incompatíveis com sua produção. Nesse sentido, é muito comum que críticos literários tenham regularmente identificado o que falta nela, ao invés de buscar compreender a positividade de suas propostas. Não à-toa, ela foi descrita como conjunto incoerente de poéticas que não poderia ser compreendido como um movimento pela falta de um programa, ou como de tentativas românticas de poema, sem uma reflexão crítica sobre a linguagem. Aqui, tentamos apresentar a figura do bufão como uma ferramenta de leitura para outra compreensão da poesia marginal.
Downloads
Referências
CESAR, Ana Cristina. A teus pés. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
FERRAZ, Eucanaã (org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013. (Catálogo de exposição IMS).
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
SALDANHA, Carlos Felipe Alves. Ás de colete. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1994.
SISCAR, Marcos. Poesia e crise: ensaios sobre a “crise da poesia” como topos da modernidade. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2010.
SUSSEKIND, Flora. Hagiografias. Inimigo Rumor, São Paulo, v. 20, p. 28-65, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.