Viagens errantes: desrealização e apagamento do sujeito no romance Madona dos Páramos
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25840Palavras-chave:
Errância, Descentramento, Imaginário, DickeResumo
O presente artigo visa fazer uma leitura do sujeito configurado no romance Madona dos Páramos (1982), do escritor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke. Será mostrada a dupla representação dos personagens, que, de homens telúricos, fortes e valentes, descritos como síntese do homem local, passam por um processo de transformação física radical. São deformados, reduzidos, transfundidos em caveiras e esqueletos ambulantes. Simultaneamente, percorro o caminho a fim de captar os procedimentos estéticos usados pelo escritor para materializar tais metamorfoses. O objetivo será desvendar qual o sentido das referidas representações no âmbito do homem da modernidade. Portanto, o estudo será subsidiado por textos que trazem importantes discussões sobre o assunto: Texto e contexto (1976), de Anatol Rosenfeld; Identidade cultural na pós-modernidade (2004), de Stuart Hall, dentre outros.
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Referências
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