A influência da Literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25625

Palavras-chave:

Escola, Identidade, Literatura Afro, Crianças

Resumo

Este texto tem como propósito abordar o tema da construção de identidade da criança negra, por meio de um olhar para as literaturas que perpassam o cotidiano da escola. Tal abordagem foca-se, fundamentalmente, na possibilidade de refletir sobre a maneira como as literaturas que abraçam a cultura africana permeiam o universo das bibliotecas de sala. Neste contexto, aborda-se o histórico da cultura afro, pensando em questões que contribuíram para que concepções sobre esta cultura fossem formadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Santos Mariosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Maria da Glória dos Reis, Centro de Ensino Superior - CES

Mestranda em Letras pelo Centro de Ensino Superior - CES

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

BRASIL. Lei 10639, 09 de janeiro de 2003. Brasília. DF, 2004.

COSTA, Marisa. Currículo: nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

COSTA, Marina Morena. Mau preparo de professor atrapalha ensino de literatura afro. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mau+preparo+de+professor+atrapalha+ensino+de+literatura+afro/n1237831259874.html. Acesso em: 9 set. 2011.

DIONÍSIO, Eliane Rabello Correa. Desconstrução do preconceito: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ensino superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

ERAS, Lígia Wilhelms; CAMARGO, Wander Amaral. Notas sobre a trajetória do pensamento sociológico brasileiro e análise na perspectiva étnica negra na formação da identidade nacional.Revista de Literatura, História e Memória – Revista da UNIOESTE, Cascavel, n.1, p. 77-83, 2005.

ERIKSON, Erick. H. Identidade, Juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

FERNADES, Alexandre de Oliveira; FERREIRA, Kátia Caroline Souza. Estudos de mitologia afro-brasileira. Revista Anagrama - Revista Científica Interdisciplinar da Graduação da USP, São Paulo, n. 3, set-nov 2009. Disponível em www.usp.br/anagrama/Fernandes_mitologiaafro.pdf>. Acesso em 2 set. 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HORTA, Marina Luiza. Colorindo a história: a literatura infantil afro-brasileira de Heloisa Pires de Lima. Revista da Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2010. Disponível em www.letras.ufmg.br/literafro/autores/heloisapires/heloisacritica01.pdf. Acesso em 3 set. 2011.

JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In. SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. pp. 17-44.

MARIOSA, Gilmara Santos. Negras Memórias da Princesa de Minas. Juiz de Fora: Funalfa, 2009.

MEYER, D. Escola currículo e diferença: implicações para a docência. In: Org. BARBOSA, R. L. Formação de Educadores: Desfios e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MUNANGA, Kabenguele. (Org.).Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

PIRES, Rosane de Almeida; SOUSA, Andréia Lisboa; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Afroliteratura brasileira: O que é ? Para quê? Como trabalhar?. Educom Afro: Publicação da Faculdade de Educação da PUCRS, Viamão, mar. 2005. Disponível em: www.pucrs.br/.../educomafro/index1.php?p=afro-literatura. Acesso em: 9 set. 2011.

SILVA, Jerusa Paulino. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

SOUZA, Wagner de. O negro na literatura brasileira. Revista de Literatura, História e Memória: Revista da UNIOESTE, Cascavel, p. 47-57, 2005.

WALTER, Roland. Afro-América: diálogos literários na diáspora negra das Américas. Recife: Bagaço, 2009.

WERNECK, Cláudia. Você é gente? O direito de nunca ser questionado sobre o seu valor. Rio de Janeiro: Wva, 2003.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2005.

Downloads

Publicado

2011-02-22

Como Citar

Mariosa, G. S., & Reis, M. da G. dos. (2011). A influência da Literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, 8(1Supl.), 42–53. https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25625

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático