O campo literário afro-brasileiro e a recepção de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25618Palavras-chave:
Literatura afro-brasileira, Experiência, Carolina Maria de Jesus, Valor estéticoResumo
O artigo está dividido em duas partes; na primeira discute-se a construção de um campo literário afro-brasileiro do ponto de vista epistemológico, considerando a queda do sujeito moderno unificado e o consequente abalo de seus quadros de referência de um lado, e de outro, a concepção contemporânea do "retorno do autor" e os índices de auto-referencialidade cada vez mais presentes nas obras de ficção. Na segunda, observa-se tais problemáticas na obra da escritora Carolina Maria de Jesus, cuja recepção, no contexto de estreia, foi marcada por pressupostos de raça, gênero e classe.
Downloads
Referências
COSTA, Sérgio. Muito além da diferença: (im)possibilidades de uma teoria social pós-colonial. Disponível em: http://www.npms.ufsc.br/programas/poscolonialismo%20Costa.pdf. Acesso em : 15 nov. 2011.
DANTAS, Audálio. Nossa irmã Carolina. In: JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1960.
FONSECA, Maria Nazaré Soares. Literatura negra, literatura afro-brasileira: como responder à polêmica?. In: SOUZA, Florentina & LIMA, Maria Nazaré (Orgs.). Literatura afro-brasileira. Bahia: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
HALL, Stuart. New Ethnicities. In: Houston Baker et alii: Black British Cultural Studies: A Reader. Londres e Chicago, University of Chicago Press, 1996.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
JESUS, Carolina Maria. Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.
JESUS, Carolina Maria. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
MENUCCI, Sud. A carta abolicionista de Luiz Gama a Lúcio de Mendonça. In: MENUCCI, Sud. O precursor do abolicionismo no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1938.
MOTT, Maria Lúcia de Barros. Escritoras Negras resgatando a nossa história. Papéis Avulsos 13. Rio de Janeiro: CIEC - Centro Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos/UFRJ, 1989.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo.2000. Tese( Doutorado em Literatura) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Estação Literária

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.





