Literatura e história - Uma representação da ditadura militar pós 1964, no brasil, em O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2010v5.e25387Palavras-chave:
História, Memória, Literatura, NarradorResumo
Literatura e História são formas escritas de preservação e reavaliação do passado de um povo. Ler a História sob a ótica do narrador literário representa uma nova possibilidade de compreensão dos fenômenos históricos. A violência, a violação dos direitos humanos foram uma prática no Brasil ditatorial e, em O que é isso, companheiro?, a narrativa memorialista, testemunhal permite ao leitor encontrar novamente aquela realidade que, no romance, se faz ficcional.Downloads
Referências
FORSTER, E. M. Aspectos do Romance. ed.2. Porto Alegre: Globo, 1974.
FRANCO, Renato. Literatura e catástrofe no Brasil: Anos 70. In: SELIGMAN-SILVA Márcio (org.). História, memória, literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003. p. 355-374.
GASPARI, Elio. Ditadura Escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LE GOFF, J.História e memória. ed.4. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas: Ed.UNICAMP, 1996.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O Foco Narrativo. ed.5. São Paulo: Editora Ática, 1991.
LEENHARDT, Jacques. A construção da identidade pessoal e social através da história e da literatura. In: LEENHARDT, Jacques & PESAVENTO, Sandra Jatahy (org). Leituras Cruzadas: diálogos da história com a literatura. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. p. 41-50.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. ed.19. São Paulo: Ática, 2000.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Contribuição da história e da literatura para a construção do cidadão: a abordagem da identidade nacional. In: LEENHARDT, Jacques & PESAVENTO, Sandra Jatahy (org). Leituras Cruzadas: diálogos da história com a literatura. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. p. 17-40.
REUTER, Yves. Introdução à análise do romance. Tradução: Angela Bergamini. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SANTOS, Pedro Brum. Teorias do romance: relações entre ficção e história. Santa Maria: Ed.UFSM, 1996.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Reflexões sobre a memória, a história e esquecimento. In: SELIGMANN-SILVA Márcio (org.). História, memória, literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003. p. 59-90.
SOUZA, Roberto Acízelo. Teoria da Literatura. ed. 2. São Paulo: Ática, 1987.
VEYNE, Paul. Como se escreve a História. Foucault revoluciona a História. ed.4. Ed. Universidade de Brasília, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.