Maria Luísa e Inês: Corpos em construção. Duas personagens femininas de Júlia Nery analisadas sob a ótica das teorias de gênero e corporalidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2010v5.e25381Palavras-chave:
Literatura de autoria feminina, Gênero, Mito da beleza, CorpoResumo
O artigo analisa, por meio das questões introduzidas pelos estudos de gênero e corporalidade, as personagens Maria Luísa e Inês constantes nas obras www.morte.com e Aquário na gaiola, da autora portuguesa Júlia Nery. Algumas idéias contidas no livro seminal de Simone de Beauvoir, O segundo sexo, bem como o tema do mito da beleza, discutido por Naomi Wolf, são abordados a fim de darmos consistência teórica às análises aqui empreendidas.Downloads
Referências
BRIDI, Marlise Vaz. Romance: forma e dissolução na década de 80. In: BUENO, Aparecida de Fátima et al. Literatura portuguesa: história, memória e perspectivas. São Paulo: Alameda, 2007.
GROSZ, Elizabeth. Corpos reconfigurados. Cadernos Pagu, Campinas, n. 14, p. 45-86, 2000.
NERY, Júlia. www.morte.com. In: NERY, Júlia. Aquário na gaiola Lisboa. Lisboa: Sextante Editora, 2008.
SCAVONE, Lucila. A maternidade e o feminismo: diálogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, Campinas, n. 16, p. 137-150, 2001.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.