Lirica comparada: a visão a respeito de Helena em Safo de Lesbos e Alceu
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v2.e25145Palavras-chave:
Helena, Poesia, Mito, Opinião, HelenResumo
O presente trabalho tem o objetivo de estabelecer uma reflexão comparativa entre produções de dois poetas líricos gregos: Safo de Lesbos e Alceu. A análise dos poemas escolhidos mostra um vínculo estilístico entre os dois poetas no sentido de retomarem mitos homéricos, bem como uma discordância entre eles na maneira como tais mitos são retomados. As discussões procuram compreender, ainda, a existência de juízos de valor por ocasião do tratamento dado ao mito retomado nas produções poéticas selecionadas para este estudo: o mito de Helena. Através das diferentes retomadas do respectivo mito, compreende-se a forma de valorização do passado.Downloads
Referências
ADRADOS, Francisco Rodríguez. El Mundo de la Lírica Griega Antigua. Madrid: Alianza. 1981.
BOWRA, C. M. Greek Lyric Poetry. Oxford. University Press, 1961.
JENNY, Laurent. A estratégia da forma. Poétique: Revista de Teoria e Análise Literárias, Coimbra: Almedina, p. 5-49, 1979.
PAGE, Denis. Sappho and Alcaeus: An Introduction to the Study of Anchient Lesbian Poetry. Oxford: Clarendon Press, 1955.
SCHÜLLER, D. Literatura Grega. Porto Alegre. Mercado Aberto, 1985.
STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais da Poética. Tradução: Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Universitário. 1975.
STARZYNSKI, G. Lesbos: Safo e a Ode a Anactória. Boletim de Estudos Clássicos, n. 7, p. 60-82, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.