A poética ontológica de Uma Aprendizagem ou O Livro dos prazeres de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v2.e25132Palavras-chave:
Poesia, Filosofia, Heidegger, LispectorResumo
Tentando encontrar vertentes da linguagem poética presente na obra Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres da escritora Clarice Lispector, trilharemos um caminho investigativo da linguagem, amparados em algumas preocupações filosóficas sobre o modo de dizer poético que Heidegger desenvolveu no decorrer de seu percurso filosófico. Posteriormente a essa exposição filosófica, desembocaremos na análise do método criativo de Clarice Lispector e na investigação dos aspectos poéticos presentes no livro em questão, concatenando a filosofia poética heideggeriana com a poética filosófica clariceana.
Downloads
Referências
BEAINI. T. C. A arte enquanto ontologia: a des-truição da subjetividade e a instauração do sentido de Ser. In: BEAINI. T. C. HEIDEGGER: arte como cultivo do inaparente. São Paulo: Edusp, 1986. p. 67-87.
BEAINI. T. C. Linguagem, poema e arte. In: BEAINI. T. C. HEIDEGGER: arte como cultivo do inaparente. São Paulo: Edusp, 1986. p. 87-107.
BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CAMPOS, H. Prefácio. In: Sá, O. A Escritura de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 10-17.
CASTRO, A. A poética de Manoel de Barros. Campo Grande: FUCMT UCDB, 1992.
EXPRESSÃO. Laurosse cultural: grande dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Nova Cultural. p. 414. 1998.
HEIDEGGER, M. Sobre a essência da verdade. In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 127-145.
HEIDEGGER, M. Sobre a essência da verdade. In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 127-145.
HEIDEGGER, M. A origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
HEIDEGGER, M. A origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1990.
KADOTA, N. P. A Tessitura Dissimulada: o social em Clarice Lispector. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
LISPECTOR, C. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
NUNES, B. A filosofia contemporânea. São Paulo: EDUSP, 1967.
NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: coleção Buriti, 1966.
NUNES, B. A narração desarvorada. Caderno de Literatura Brasileira Clarice Lispector. Rio de Janeiro, n. 17-18, p. 292-301, 2004.
SÁ, O. Uma metafísica da material ou uma poética do corpo. Caderno de Literatura Brasileira: Clarice Lispector, Rio de janeiro, n. 17-18, p. 280-291, 2004.
TECNOLOGIA, MAQUINAÇÃO E ARMAÇÃO. In: INWOOD, M. Dicionário Heidegger. Tradução: Luisa Buarque de Holanda. Revisão técnica de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Zahaar, 2002. p. 182-185.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.