ECA 30 anos e o direito das crianças e adolescentes aos museus e à divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp115

Palavras-chave:

estatuto da criança e do adolescente, inclusão social, participação científica e cultural

Resumo

A presente pesquisa, de caráter exploratório associada à pesquisa bibliográfica, discute o acesso e a participação de crianças e adolescentes a museus, espaços científicos-culturais e ações de divulgação científica, tendo em vista seus direitos à educação, à cultura e ao lazer previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Apesar de alguns progressos alcançados nos 30 anos da Lei, desigualdades persistem e são retratadas no texto. Iniciamos com uma reflexão pautada em leituras sobre a importância desses espaços no desenvolvimento da criança e do adolescente, seguida pela apresentação de dados da exclusão aos direitos fundamentais dessa faixa etária no Brasil. Posteriormente, trazemos resultados de pesquisas com vistas a construir argumentos que evidenciem as potencialidades, desafios e recomendações para o acesso e a participação de crianças e adolescentes nos museus, espaços científico-culturais e ações de divulgação científica, que fazem parte fundamental do seu desenvolvimento psicológico e intelectual.

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Biografia do Autor

Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz e da Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Maracanã. 

Graziele Scalfi, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo.

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Doutorado na Área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado na University College London. Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. 

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Norberto Rocha, J., Scalfi, G., & Massarani, L. (2021). ECA 30 anos e o direito das crianças e adolescentes aos museus e à divulgação científica. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 12(1supl), 115–137. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1suplp115

Edição

Seção

ECA - 30 anos