Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p03Palavras-chave:
educação a distância, flexibilização, tempo social, trabalhoResumo
O artigo buscou investigar o modo como os professores tutores vivenciam a temporalidade laboral, numa área em que as tecnologias alteram a ideia de presencialidade. Com base nisso, salienta-se que a relação tempo/trabalho se tornou um âmbito privilegiado de análise dessa investigação, compreendendo as mudanças na realidade laboral, bem como suas repercussões para o contexto da Educação. O processo de flexibilização, revelado nos discursos destes profissionais, aufere destaque no recorte deste estudo. Com base na abordagem qualitativa, e utilizando-se da Sócio-hermenêutica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 tutores. Percebeu-se que as jornadas tradicionais, caracterizadas pela linearidade, dão lugar a períodos de trabalho mais fragmentados e individualizados. O uso das tecnologias, no exercício de tutoria, sugere certa autonomia na organização individual das atividades a serem executadas, entretanto, a noção que o trabalhador tem de ausência de controle se torna ‘ilusória’, uma vez que esse aspecto se manifesta sutilmente.Downloads
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Publicado
2018-05-28
Como Citar
Ponte, F. T., & Aquino, C. A. B. de. (2018). Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 03–25. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p03
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