Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p03

Palavras-chave:

educação a distância, flexibilização, tempo social, trabalho

Resumo

O artigo buscou investigar o modo como os professores tutores vivenciam a temporalidade laboral, numa área em que as tecnologias alteram a ideia de presencialidade. Com base nisso, salienta-se que a relação tempo/trabalho se tornou um âmbito privilegiado de análise dessa investigação, compreendendo as mudanças na realidade laboral, bem como suas repercussões para o contexto da Educação. O processo de flexibilização, revelado nos discursos destes profissionais, aufere destaque no recorte deste estudo. Com base na abordagem qualitativa, e utilizando-se da Sócio-hermenêutica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 tutores. Percebeu-se que as jornadas tradicionais, caracterizadas pela linearidade, dão lugar a períodos de trabalho mais fragmentados e individualizados. O uso das tecnologias, no exercício de tutoria, sugere certa autonomia na organização individual das atividades a serem executadas, entretanto, a noção que o trabalhador tem de ausência de controle se torna ‘ilusória’, uma vez que esse aspecto se manifesta sutilmente.

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Biografia do Autor

Felipe Teófilo Ponte, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará

Cassio Adriano Braz de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Psicologia Social pela Universidad Complutense de Madrid. Professor Associado do Departamento de Psicologia da UFC.

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Ponte, F. T., & Aquino, C. A. B. de. (2018). Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 9(1), 03–25. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p03

Edição

Seção

Artigos Originais