Da Áustria ao Paraná: a trajetória imagética de Hans Kopp, primeiro fotógrafo de Rolândia (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2011v7n10p273Palavras-chave:
Teses e Dissertações. História de Rolândia (PR). Fotografia e memória. Hans Kopp - Fotógrafo. Documentos iconográficos.Resumo
Este trabalho resgata a trajetória imagética do primeiro fotógrafo de Rolândia (PR), o austríaco Hans Kopp, que imigrou para o Brasil depois de haver combatido na Primeira Guerra Mundial. Fincou raízes no norte do Paraná, onde registrou fotograficamente o despontar das novas cidades. O trabalho faz uma retrospectiva da vida e obra de Hans Kopp, de seu nascimento, em 1899, na Áustria, até sua morte em julho de 1991, em Rolândia. Propõe um resgate da memória “coagulada” na fotografia e a utiliza comoponto de partida para desvendar histórias latentes da família Kopp e das cidades de Rolândia e Londrina. Sua história e memória estavam literalmente guardadas no fundo de um baú, em poder de seus descendentes. A autorização da família para a imersão em seus arquivos foi fundamental para o sucesso da proposta deste trabalho. Os métodos utilizados foram: revisão de literatura, pesquisa documental, história oral e análise fotográfica. A revisão de literatura foi direcionada em duas vertentes: fotografia e memória e história do norte do Paraná. A pesquisa documental foi realizada em documentos disponíveis no Museu Municipal de Rolândia e no acervo da família Kopp. A história oral para a realização de entrevistas e a análise fotográfica para melhor compreensão dos documentos iconográficos coletados durante a pesquisa. Neste sentido, a linha norteadora do trabalho foram obras do pesquisador Boris Kossoy, com seus estudos teóricos e estéticos centrados na expressão fotográfica e à aplicação da iconografia como fonte de pesquisas históricas e sociais e preservação da memória.
Métricas
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Discursos Fotográficos, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Discursos Fotográficos. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.