Covid-19 e Gripe Espanhola: paralelos fotográficos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v21n36p34Palavras-chave:
Fotografia, Pandemia, História, Fotografia DocumentalResumo
O presente trabalho tem como objetivo encontrar referentes fotográficos da pandemia de Covid-19 naquela que foi a maior pandemia do século XX: a da Gripe Espanhola. Para tanto, fizemos uma análise qualitativa iconográfica e iconológica (Kossoy, 2020) de cinco fotografias ou conjuntos de fotografias da época da Gripe Espanhola encontradas no livro de John Barry, intitulado A grande Gripe (2020). Buscamos também, dentre o escopo imagético da pandemia de Covid-19, fotografias contemporâneas que evocassem temáticas semelhantes às imagens antigas, com o intuito de entendermos o que se repete e o que muda no registro fotográfico desses dois acontecimentos que distam cem anos entre si. O que percebemos, depois da análise, são indícios para a conceituação de uma estética da fotografia de pandemias e epidemias, como já problematizado por Lynteris (2016), atrelada às condições de produção de imagens de cada época.
Downloads
Referências
AMAR, Pierre-Jean. El fotoperiodismo. Buenos Aires: La Marca, 2005.
BARRY, John M. A grande gripe: a história da gripe espanhola, a pandemia mais mortal de todos os tempos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: É Realizações, 2018.
FONTCUBERTA, Joan. Dança sélfica. Revista ZUM 11, São Paulo, dez. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/3aLe3YE. Acesso em: 21 jul. 2021.
FONTCUBERTA, Joan. La fúria de las imágenes. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016b.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
FREITAS, Gabriela Pereira de. Dos bancos de imagem às comunidades virtuais: configuração da linguagem fotográfica na internet. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3cpqav2. Acesso em: 21 jul. 2021.
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1992.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2020.
KOSSOY, Boris. How photography has shaped our experience of pandemics. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3zfS9Gr. Acesso em: 21 jul. 2021.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
LYNTERIS, Christos. The prophetic faculty of epidemic photography: Chinese wet markets and the imagination of the next pandemic. Visual Antrhropology, London, v. 29, p. 118-132, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3aMqELl. Acesso em: 20 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/08949468.2016.1131484
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Gustavo Gili, 2005.
NAVARRO, Juliana A. Influenza in 1918: an epidemic of images. Public Health Reports, Thousand Oaks, CA, v. 125, n. 3, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3PAumpT. Acesso em: 20 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/00333549101250S304
SCHNEIDER, Greice; BENIA, Renata. Imagens de um tempo suspenso: dramaturgia do não-acontecimento nas fotografias contemplativas da pandemia. Revista Ínterin, Curitiba, v. 25, n. 2, p. 130-151, jul. /dez. 2020. DOI 10.35168/1980-5276.UTP.interin.2020.Vol25.N2.pp130-151 DOI: https://doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2020.Vol25.N2.pp130-151
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. Estudos de Jornalismo e Mídia, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p. 95-107, 2005.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Doença como metáfora/Aids e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Leite Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Discursos fotográficos adota a licença CC-BY-NC, esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.