Claudia Andujar: da representação à manifestação do invisível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v19n33p30

Palavras-chave:

Ato de Ver, Presença, Invisível, Xapiri

Resumo

Este artigo investiga, inicialmente, os modos pelos quais Claudia Andujar busca, a partir da construção de uma sintaxe imagética própria, representar os espíritos xapiri, da cosmologia Yanomami, visíveis apenas para os xamãs. Posteriormente, a partir do diálogo entre o modo de ver xamânico, descrito por Davi Kopenawa, e a teoria antropológica da arte de Alfred Gell, entende-se uma nova relação possível entre a fotografia de Andujar e os espíritos xapiri, expandida da representação icônica, relacionada à semelhança, para representação anicônica, como índice de presença e, desse modo, a imagem poderá ser pensada como manifestação. Por fim, tal potência da imagem é compreendida na perspectiva da agência do ato de ver, de modo que o visível se constitui apenas através dos outros corpos hábeis a vê-lo.

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Biografia do Autor

Paula Huven , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Huven , P. (2022). Claudia Andujar: da representação à manifestação do invisível. Discursos Fotograficos, 19(33), 30–42. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v19n33p30

Edição

Seção

Artigos