Belezas e mazelas naturais e humanas nas fotografias do livro Bahia de Mario Cravo Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p115

Palavras-chave:

Fotografia documental, Bahia, Salvador, Mario Cravo Neto

Resumo

Este artigo se debruça sobre o processo de fotodocumentação de Mario Cravo Neto na cidade de Salvador. Para isso, dedica-se a análise do seu livro Bahia, cuja narrativa volta-se para as belezas e as mazelas das paisagens naturais e humanas desta cidade, com foco na classe trabalhadora de baixa renda. Suas fotografias, realizadas entre os anos 1968 e 1980, não apelam para a estetização da pobreza nem para a representação exótica e pitoresca da capital baiana, e algumas delas se distanciam da ideia de fotografia como espelho do real ao explorar sombras e silhuetas, desfoques e borrões provocados, respectivamente, pela contraluz ou iluminação precária e pelo uso de baixas velocidades do obturador da câmera. O esforço é trabalhar a tensão presente no trabalho de Cravo Neto, especialmente no diálogo que faz com a tradição reformista da “Fotografia Social” e com os fotógrafos ligados à reportagem engajada.

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Biografia do Autor

Rafael Castanheira, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB)e Université Paris 8 – Vincennes Saint-Denis. Professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) 

 

Alexandre Kieling, Universidade Católica de Goiás

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Mestrado em Comunicação e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Castanheira, R., & Kieling, A. (2019). Belezas e mazelas naturais e humanas nas fotografias do livro Bahia de Mario Cravo Neto. Discursos Fotograficos, 15(27), 115–153. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p115

Edição

Seção

Artigos