Corpos e belezas midiáticas: um estudo sobre imaginário e ideologia nomanifesto tpm
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n18p243Palavras-chave:
Teses e Dissertações. Revistas. Imagem Corporal. Beleza. Ideologia. Imaginário Midiático.Resumo
O presente trabalho se propõe a estudar o imaginário e a ideologia de corpos e belezas femininos, sob o viés da sociedade midiática, a partir da análise das capas e editoriais de edições da revista Trip para Mulheres (TPM), da Editora Trip. O recorte de tempo foi delimitado de maio de 2012 a agosto de 2013, em decorrência do Manifesto TPM, descrito como um movimento contra os estereótipos e clichês contra as mulheres. Para alcançar esse objetivo, escolhermos desenvolver uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise de imagens. O caminho de estudo das capas foi apoiado sobre a análise iconográfica e interpretação iconológica, propostas por Panofsky (2009). O trabalho se sustenta sobre os preceitos de Estudos Culturais e visualidade, com Hall e Eagleton e Belting, CatalàDomènech e Baitello Jr.; no imaginário e imaginário midiático, propostos por Durand, Morin e Contrera; e, por fim, nos entendimentos de consumo de Haug, Baudrillard e Barbosa e Campbell. Assim, pudemos identificar que a revista TPM e seu Manifesto TPM se entendem como grandiosos e feministas, no entanto, as imagens (e mesmo alguns textos) das capas não são coerentes com esse discurso, o que nos levou a inferir que embora louvável pela proposta, o Manifesto TPM não se desvencilhou dos imaginários e ideologias vigente acerca de corpo e beleza femininos.
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