A fotografia como modo de representação da identidade: dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço

Autores

  • Michele Zambon Universidad Pablo de Olavide
  • Dirce Vasconcellos Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p29

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Representação da identidade. Cibercultura.

Resumo

O artigo aborda os aspectos da construção das identidades pessoais por meio da imagem, da invenção das carte-de-visite por Disdéri, em 1854, aos dias atuais. Analisa os desenvolvimentos tecnológicos da produção imagética, da comunicação social e da informática e seus efeitos na representação da identidade. Os métodos utilizados para sua realização incluem: revisão de literatura, pesquisa de campo e observação-participante, fundamental para a análise dos sites de relacionamento: orkut.com e secondlife.com.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Zambon, Universidad Pablo de Olavide

Jornalista, Mestre em Turismo pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Doutoranda em Discurso, Desigualdades e Intervenção Social na Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha.

Dirce Vasconcellos Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Zambon, M., & Lopes, D. V. (2007). A fotografia como modo de representação da identidade: dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço. Discursos Fotograficos, 3(3), 29–54. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p29

Edição

Seção

Artigos