A fotografia como modo de representação da identidade: dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço

Autores

  • Michele Zambon Universidad Pablo de Olavide
  • Dirce Vasconcellos Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p29

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Representação da identidade. Cibercultura.

Resumo

O artigo aborda os aspectos da construção das identidades pessoais por meio da imagem, da invenção das carte-de-visite por Disdéri, em 1854, aos dias atuais. Analisa os desenvolvimentos tecnológicos da produção imagética, da comunicação social e da informática e seus efeitos na representação da identidade. Os métodos utilizados para sua realização incluem: revisão de literatura, pesquisa de campo e observação-participante, fundamental para a análise dos sites de relacionamento: orkut.com e secondlife.com.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Zambon, Universidad Pablo de Olavide

Jornalista, Mestre em Turismo pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Doutoranda em Discurso, Desigualdades e Intervenção Social na Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha.

Dirce Vasconcellos Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Curso de Especialização em Fotografia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Zambon, M., & Lopes, D. V. (2007). A fotografia como modo de representação da identidade: dos cartões de visita de Disdéri ao ciberespaço. Discursos Fotograficos, 3(3), 29–54. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p29

Edição

Seção

Artigos