Portraits de Hiroshi Sugimoto: sobre realismo e retratos

Autores

  • Angela Prada de Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p93

Palavras-chave:

Análise Fotográfica. Hiroshi Sugimoto - Fotógrafo. Realismo. Retrato.

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a materialização da
presença de personagens da realeza britânica do século XVI na série de fotografias Portraits de autoria do fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto. Considerações do próprio fotógrafo sobre as obras, paradigmas do discurso fotográfico e características da fotografia inter-relacionam-se com particularidades da cultura japonesa. Partese de uma tradição conceitual do discurso fotográfico, que permeia a representação de retratos estabelecida, sobretudo, a partir dos escritos de Roland Barthes. É justamente no retrato que se enxerga um dos maiores paradigmas da natureza realista da fotografia. O discurso do realismo parece extrapolar as fotografias de Sugimoto para também incluir gravuras e pinturas de tradição figurativa da realeza britânica. Na conclusão aponta-se que os retratos de Sugimoto estruturam-se enquanto um contraponto irônico à crença arraigada no realismo reprodutivo da imagem fotográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Prada de Almeida, Universidade de Brasília

Especialista em Jornalismo Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta de fotografia do curso de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). Área de pesquisa: fotografia.

 

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Almeida, A. P. de. (2012). Portraits de Hiroshi Sugimoto: sobre realismo e retratos. Discursos Fotograficos, 8(13), 93–108. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2012v8n13p93

Edição

Seção

Artigos