Avaliação do conhecimento sobre leishmaniose em escolares do ensino fundamental e médio de Cambé – Paraná.

Autores

  • Sonia Elizabete Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Lígia Carla Faccin Galhardi
  • Marla Karine Amarante
  • Francisco José de Abreu Oliveira
  • Ivete Conchon Costa

Palavras-chave:

Tegumentar Americana, Leishmania, epidemiologia

Resumo

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, que acomete pele e mucosas. É considerada primariamente uma infecção zoonótica, podendo afetar secundariamente humanos quando estes penetram em áreas onde a doença ocorre. No Brasil a LTA é uma das afecções dermatológicas que merece atenção, pois está relacionado com os transtornos sociais causados pelo aspecto desagradável das feridas e pelo grande número de casos, o que levou a Organização Mundial de Saúde a incluir esta doença entre as seis doenças mais importantes do mundo. A LTA apresenta caráter endêmico no Paraná, com notificação em 276 dos 399 municípios do Estado, principalmente no norte e oeste. Este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento sobre a LTA de estudantes de ensino fundamental e médio de algumas escolas de Cambe, Paraná. Concluiu-se que o nível de conhecimento dos estudantes sobre esta importante zoonose é precário, pois a maioria dos alunos desconhece a doença, o modo de transmissão e nunca ouviram falar sobre o inseto vetor, independente da escola investigada e do nível de escolaridade dos alunos. Para um melhor controle de doenças endêmicas como a LTA, torna-se imprescindível que sejam criadas oportunidades para que a população possa ampliar seus conhecimentos e reduzir o risco de exposição.

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Publicado

2016-08-24

Como Citar

Fernandes, S. E., Faccin Galhardi, L. C., Amarante, M. K., de Abreu Oliveira, F. J., & Conchon Costa, I. (2016). Avaliação do conhecimento sobre leishmaniose em escolares do ensino fundamental e médio de Cambé – Paraná. Biosaúde, 8(2). Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/91-108

Edição

Seção

Artigos