Perfil alimentar, estado nutricional e prática de atividade física em adolescentes residentes em áreas urbana e rural: um estudo comparativo.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2525-555X.2021.v23.n2.47515Resumo
Objetivo: Identificar o perfil alimentar, nutricional e o nível de atividade física de adolescentes que residem em áreas urbanas e rurais, comparando-os de acordo com a área de domicílio e características socioeconômicas. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, realizado com 191 adolescentes entre 10 e 19 anos, em três escolas básicas (duas da área urbana e uma da área rural), localizadas em um município de pequeno porte do Sudoeste do Paraná. Para o tratamento dos dados coletados, aplicou-se o teste qui-quadrado, considerando resultados estatisticamente significativos, aqueles com valores de p<0,05. Resultados: Foi observado na área rural que 10,90% dos adolescentes encontravam-se em magreza, 9,90% em sobrepeso, 11,9% em obesidade. Quando analisados os mesmos índices para os escolares da cidade, observou-se que 6,70% encontravam-se em magreza, 11,10% em sobrepeso e 15,60% em obesidade. Valores maiores e significativos foram encontrados para o consumo de embutidos (p=0,046), manteiga e banha (p=0,003), frutas (p=0,006), verduras e legumes (p=0,021), pelos alunos da área rural. Escolares residentes na zona rural foram classificados como mais fisicamente ativos (p=0,008). Conclusão: Os adolescentes selecionados, de ambas as áreas de residência, seja urbana ou rural, apresentaram uma elevada prevalência de excesso de peso. Os adolescentes residentes na área rural refeririam maior consumo de frutas, legumes/verduras, embutidos, manteiga/banha, além de também serem classificados como mais fisicamente ativos.
Palavras-chave: adolescente, estado nutricional, hábitos alimentares, atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.