Pacientes do componente especializado da assistência farmacêutica: Qual a frequência e o perfil das potenciais interações medicamentosas?

Autores

  • Rafaela Ranielle Silveira
  • Danielly Botelho Soares
  • Alessandra Costa Nunes Alves
  • Leandro Augusto Oliveira Barbosa
  • Stênio Nunes Alves
  • André Oliveira Baldoni
  • Thays Santos Mendonça
  • Cristiane Aparecida Menezes Pádua

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica, Interações de medicamentos, Uso de medicamentos, Monitoramento de medicamentos.

Resumo

Objetivo: identificar a presença e o perfil de potenciais Interações medicamentosas do tipo fármaco-fármaco em pacientes que fazem uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Métodos: Estudo transversal, realizado através de questionário estruturado e da análise das prescrições de pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Minas Gerais. As potenciais interações medicamentosas foram identificadas e classificadas segundo o Micromedex®, de acordo com o mecanismo de ação, potencial de gravidade e nível de evidência científica. Realizaram-se análises de correlação e regressão linear. Resultados: A amostra foi composta por 442 pacientes com média de utilização de medicamentos de 4,1 ± 2,2 por paciente. Do total de medicamentos utilizados, verificou-se a presença de potenciais interações medicamentosas contraindicadas, graves ou moderadas em 93,16% dos pacientes, sendo 50,53% dessas com documentação boa e excelente. Nas interações com pelo menos um medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, 92,04% dos pacientes apresentaram interações medicamentosas potenciais contraindicadas, graves ou moderadas, sendo 56,53% delas com documentação boa ou excelente. Observou-se uma relação linear entre o número de medicamentos utilizados e o número de interações medicamentosas, coeficiente de correlação linear de 0,9696. Conclusão: Observou-se elevada frequência e gravidade de interações medicamentosas, com maior prevalência para interações farmacodinâmicas em pacientes em uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Silveira, R. R., Soares, D. B., Nunes Alves, A. C., Oliveira Barbosa, L. A., Alves, S. N., Baldoni, A. O., Mendonça, T. S., & Pádua, C. A. M. (2020). Pacientes do componente especializado da assistência farmacêutica: Qual a frequência e o perfil das potenciais interações medicamentosas?. Biosaúde, 22(1), 14–26. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/40271

Edição

Seção

Artigos