Pacientes do componente especializado da assistência farmacêutica: Qual a frequência e o perfil das potenciais interações medicamentosas?
Palavras-chave:
Assistência Farmacêutica, Interações de medicamentos, Uso de medicamentos, Monitoramento de medicamentos.Resumo
Objetivo: identificar a presença e o perfil de potenciais Interações medicamentosas do tipo fármaco-fármaco em pacientes que fazem uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Métodos: Estudo transversal, realizado através de questionário estruturado e da análise das prescrições de pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em um município de Minas Gerais. As potenciais interações medicamentosas foram identificadas e classificadas segundo o Micromedex®, de acordo com o mecanismo de ação, potencial de gravidade e nível de evidência científica. Realizaram-se análises de correlação e regressão linear. Resultados: A amostra foi composta por 442 pacientes com média de utilização de medicamentos de 4,1 ± 2,2 por paciente. Do total de medicamentos utilizados, verificou-se a presença de potenciais interações medicamentosas contraindicadas, graves ou moderadas em 93,16% dos pacientes, sendo 50,53% dessas com documentação boa e excelente. Nas interações com pelo menos um medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, 92,04% dos pacientes apresentaram interações medicamentosas potenciais contraindicadas, graves ou moderadas, sendo 56,53% delas com documentação boa ou excelente. Observou-se uma relação linear entre o número de medicamentos utilizados e o número de interações medicamentosas, coeficiente de correlação linear de 0,9696. Conclusão: Observou-se elevada frequência e gravidade de interações medicamentosas, com maior prevalência para interações farmacodinâmicas em pacientes em uso de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Biosaúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.