Boas práticas de fabricação em um serviço de alimentação
Palavras-chave:
Capacitação em serviço, Estudo de Caso, Gestão de qualidade.Resumo
A ausência de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação é a principal causa da ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), as quais comprometem a saúde do consumidor. O objetivo do presente estudo foi analisar os procedimentos rotineiros para execução das atividades de acordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF), assim como o controle da sua aplicação em um armazém de produtos orgânicos, em uma cidade do sul do Brasil. Foi utilizado o check list proposto pela Portaria Estadual n° 78/2009 como ferramenta para selecionar as principais não conformidades do estabelecimento. Os resultados mostraram a falta de controle e padronização da higienização de hortifrutigranjeiros, ausência de uma periodicidade na limpeza de equipamentos do local e do registro dessa atividade. Além disso, não foi observada a desinfecção diária de esponjas e panos não descartáveis utilizados na unidade. Também foram encontrados alimentos sem identificação de validade. Dessa forma, entende-se a importância da existência de um controle rotineiro das atividades, assim como a periodização de treinamentos que envolvam toda a equipe no combate as irregularidades do local.
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