O emprego da prototipagem rápida na engenharia tecidual

Autores

  • Alice Barros Câmara UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Andressa de Oliveira Maia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Jonas Ivan Nobre Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NOIRTE

Palavras-chave:

Engenharia tecidual, prototipagem rápida, biomateriais.

Resumo

Pesquisas a respeito da engenharia tecidual empregando a prototipagem rápida estão ganhando cada vez mais importância na medicina regenerativa e cirurgias plásticas, uma vez que a prototipagem rápida otimiza o tempo e o custo de diversos procedimentos médicos. Estas pesquisas constituem um elemento importante para debate e subsidiam novas questões a serem exploradas. Esta revisão reuniu pesquisas que abordam diferentes técnicas de prototipagem rápida no campo da engenharia tecidual e que utilizam diferentes biomateriais na construção de arcabouços 3D. O trabalho resume as perspectivas futuras e discute o impacto destas pesquisas no conhecimento científico da medicina regenerativa. A busca em bancos de dados revelou que os testes mecânicos são os mais realizados, assim como culturas de células e a caracterização estrutural também são bastante consideradas. Em relação aos biomateriais, o Fosfato tricálcico/Fosfatos de cálcio e o Ácido poli lactico-co-glicólico estão entre os mais utilizados. Técnicas de deposição e de impressão são, respectivamente, as mais empregadas. Independente da técnica, as pesquisas destacam sua importância na área biomédica possibilitando um avanço tecnológico e uma abordagem alternativa aos métodos usuais de transplante, os quais necessitam de um órgão compatível com o receptor. O objetivo do presente estudo se consiste em revisar as diferentes pesquisas que empregam tecnologias de prototipagem rápida no campo da engenharia tecidual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alice Barros Câmara, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduada do curso de biomedicina pela UFRN. Trabalho de conclusão de curso apresentado em 2016, envolveu pesquisa com Vitamina D e a Doença Alzheimer. Mestranda no curso de Ciências Biológicas na UFRN. Desenvolvendo pesquisa na área "biodiversidade", com linha de pesquisa "diversidade celular e funcional" (Estudos de Associações entre os Danos Oxidativos Celular e a Deficiência da Vitamina D). Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

Andressa de Oliveira Maia, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Área: Microbiologia. Departamanto de Microbiologia e Parasitologia

Jonas Ivan Nobre Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NOIRTE

Graduado em Biomedicina/UFRN, especialista em Docência/UNP, mestre em Ciências Biológicas/UFRN e doutor em Bioquímica e Biologia Molecular/UFRN. Atualmente ocupa o cargo de docente da carreira de magistério superior no Departamento de Biofísica e Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na pesquisa, possui experiência em campos da Bioinformática e da Modelagem Molecular de sistemas biológicos, com ênfase nos seguintes temas: (i) bioquímica quântica da interação ligante-receptor; (ii) estabilidade estrutural e energética de biocomplexos; (iii) transporte eletrônico em biomoléculas; (iv) Caracterização óptica, eletrônica e termodinâmica de moléculas químicas; (v) Predição de propriedades farmacocinéticas e toxicológicas de estruturas bioativas; (v) Imunoinformática, modelagem por homologia, docking e dinâmica molecular.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Câmara, A. B., Maia, A. de O., & Oliveira, J. I. N. (2019). O emprego da prototipagem rápida na engenharia tecidual. Biosaúde, 20(1), 19–37. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/31847

Edição

Seção

Revisões