Polarização de macrófagos na obesidade: mini-revisão

Autores

Palavras-chave:

Macrófagos, Polarização, Inflamação, Obesidade.

Resumo

Os macrófagos, importantes células da reposta imunológica inata, possuem a capacidade de se polarizar em dois tipos fenotípicos diferentes e assumir, assim, funções diferenciadas. Tais células são importantes componentes da gênese e manutenção da resposta inflamatória. A inflamação, por sua vez, é um processo biológico fundamental, não apenas para a proteção do hospedeiro contra agentes patogênicos, mas também para a reparação celular. Porém, o estado de inflamação sistêmica crônica pode levar ao desenvolvimento de doenças inflamatórias. O presente artigo é uma revisão de literatura cujo objetivo é expor o papel da polarização dos macrófagos na patogênese da obesidade, papel este que foi evidenciado na última década. O conhecimento sobre o fenótipo dos macrófagos, bem como das moléculas associadas a esse processo e suas interações, é uma nova e promissora estratégia para o desenvolvimento condutas terapêuticas, mediadas por macrófagos, para o tratamento da obesidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Madeleine da Silva Simplicio Flor, PUC-Campinas

Graduanda do curso de Medicina da PUC-Campinas

Camila de Castello Branco Boccato, PUC-Campinas

Graduanda do curso de Medicina da PUC-Campinas

Débora Penna Chaves Bertazzo, PUC-Campinas

Graduanda do curso de Medicina da PUC-Campinas

Maria Fernanda Rosa, PUC-Campinas

Graduanda do curso de Medicina da PUC-Campinas

Giovanna Rosa Degasperi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente da área de Imunologia Básica na Faculdade de Medicina - PUC-Campinas.

Pós-Doutorado na área de Imunologia pela Faculdade de Medicina da UNICAMP com a supervisão do Prof.Dr.Lício Augusto Velloso.

Doutorado na área de Bioquímica pela Faculdade de Medicina da UNICAMP com a supervisão do Prof.Dr.Aníbla Eugênio Vercesi.

Graduação em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Simplicio Flor, B. M. da S., Boccato, C. de C. B., Bertazzo, D. P. C., Rosa, M. F., & Degasperi, G. R. (2019). Polarização de macrófagos na obesidade: mini-revisão. Biosaúde, 20(1), 38–45. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/30853

Edição

Seção

Revisões