Estudo preliminar sobre a reação intradérmica com antígeno de Paracoccidioides brasiliensis em cães imunizados com Leishmania amazonensis.

Autores

  • Eliana Suemi Shinohara Universidade Estadual de Londrina
  • Renato César Eisele
  • Ivete Conchon Costa
  • Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense
  • Eiko Nakagawa Itano
  • Mario Augusto Ono

Palavras-chave:

Paracoccidioides brasiliensis, Leishmania amazonensis, cão, reação intradérmica, hipersensibilidade tardia

Resumo

O fungo Paracoccidioides brasiliensis é o agente etiológico da paracocccidioidomicose (PCM), uma das mais prevalentes micoses sistêmicas na América Latina. A PCM é uma doença granulomatosa crônica que acomete principalmente os pulmões, baço, fígado, pele e linfonodos. A maioria dos pacientes com PCM são trabalhadores rurais, do sexo masculino. A suscetibilidade de outras espécies de animais ao desenvolvimento da doença, exceto o tatu, não está bem esclarecida. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que cães são infectados frequentemente por P. brasiliensis em áreas endêmicas para PCM. A reação intradérmica com gp43 pode ser utilizada em estudos epidemiológicos para avaliação de infecção de cães por P. brasiliensis. Considerando que as áreas endêmicas para PCM também há ocorrência de leishmaniose, este estudo teve como objetivo avaliar a reatividade ao antígeno gp43 em cães imunizados com Leishmania amazonensis. Foram imunizados dois cães com L. amazonensis inativada e posteriormente foram realizadas reações intradérmicas, utilizando como antígenos gp43 e suspensão de L. amazonensis inativada. Os dois cães apresentaram reação intradérmica positiva apenas para L. amazonensis. O exame histopatológico das reações intradérmicas demonstrou intenso infiltrado inflamatório apenas para L. amazonensis. Estes dados sugerem que cães sensibilizados por antígenos de Leishmania não reagem cruzadamente com gp43 de P. brasiliensis. 

Downloads

Publicado

2016-08-29

Como Citar

Shinohara, E. S., Eisele, R. C., Conchon Costa, I., Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense, A. P., Nakagawa Itano, E., & Ono, M. A. (2016). Estudo preliminar sobre a reação intradérmica com antígeno de Paracoccidioides brasiliensis em cães imunizados com Leishmania amazonensis. Biosaúde, 7(1/2), 37–48. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/26993

Edição

Seção

Artigos