Produção e acúmulo de lixo, e reciclagem: uma abordagem educativa.
Palavras-chave:
representações sociais, princípio da responsabilidade, reciclagem, educação ambientalResumo
A capacidade de adquirir conhecimentos sobre o mundo conferiu ao homem o status de espécie dominante, dotada de consciência e, portanto capaz de agir livremente, com julgamento, sobre outras espécies e, até mesmo sobre a Natureza. Para isso, uma nova ética, exigida pelo nosso tempo, deve visar acima de tudo à vida, e não a destruição. Segundo o filósofo Hans Jonas (1995/96), a ética deve pôr freios no avanço frenético e inconseqüente da ciência moderna. Nos dias de hoje existirem problemas como a produção e o acúmulo de lixo nas grandes cidades, é necessário, por tanto, que existam atitudes que venham controlar esse quadro no futuro próximo. No Brasil há uma produção média de 500g de lixo por pessoa por dia, ou seja, aproximadamente 238.000t de lixo; 88% é acumulado em aterros sanitários e lixões, sendo submetidos a processo lento de decomposição. Dados como estes são alarmantes, pois cerca de 35% dos materiais poderiam ser reciclados e outros 35% transformados em adubo orgânico. Visamos levantar dados sobre o acúmulo e reciclagem do lixo em Londrina - PR, através de levantamentos bibliográficos e contato com os órgãos plúbicos e privados envolvidos com a coleta, armazenamento e reciclagem do lixo, e com entrevistas semi-estruturadas aplicadas a alunos da rede pública da cidade de Londrina, avaliar as suas “representações sociais”, segundo a teoria de Moscovici (1978). Os dados indicaram que existe uma consciência ecológica insipiente nos alunos; as dúvidas mais freqüentes em relação à reciclagem eram sobre destino do lixo e como ocorre o processo; também foi verificado que os alunos tem noção de que o correto manejo do lixo pode gerar dinheiro, manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente. A partir destes dados, atividades pedagógicas foram elaboradas visando reforçar nos alunos conceitos positivos acerca da questão do lixo e da reciclagem para que esses indivíduos estejam preparados para contribuir no processo de preservação do planeta. concepções de alunos acerca das representações sociais em relação à questão do acúmulo e reciclagem do lixo e propor atividades educativas aos alunos envolvidos no projeto.
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